O buraco é do Moreira ou o buraco é do Marcello?

Sabe ali onde desde que o mundo é mundo existe um buraco inacabado do metrô chegando em Ipanema? Perto da Praça General Osório. Já serviu até em disputa eleitoral e não foi tão recente, lembra? ("O buraco é do Moreira ou o buraco é do Marcello?") Pois é... É ali que eu moro.

Não, não é no buraco, mas na rua de trás. Pois bem... Não sei o que tanto cavam ali há tantos anos e não aguento mais a barulheira causada pela obra todo dia a partir das 8h da manhã. A previsão de inauguração da estação é daqui a 1 ano, no final de 2009 - não sei a data exata porque todos os dias passo em frente ao relógio eletrônico que marca quantos dias faltam para a inauguração e há pelo menos 2 semanas faltam 366 dias.

Até lá tenho que aguentar a barulheira da obra o dia todo, o transtorno causado na minha rua (Antonio Parreiras) e na Jangadeiros (rua que desde que sou criança vi livre para o trânsito apenas poucas e excepcionais vezes), a sujeira e o pior: as pessoas mal informadas que perguntam "Que obra é essa?"

O Veríssimo (o filho, claro) escreveu há alguns anos em seu livro As Mentiras que os Homens Contam algumas dicas para quem está em uma situação como a minha. São respostas para quem ainda não sabe que buraco é aquele. Ainda não sei qual dessas respostas vou usar, mas acho que vou ter a oportunidade de usar todas:

Dez coisas para dizer quando um visitante mal informado perguntar que buraco enorme é esse no chão. (Jamais diga a verdade, que é para um metrô que só ficará pronto quando o Cristo Redentor perder a paciência, botar as mãos na cintura e ameaçar com intervenção. Ele não vai acreditar.)
1 - Foi um meteorito.
2 - Há insistentes rumores de guerra com a Argentina e o governo está construindo abrigos antiaéreos para a população.
3 - Que buraco?
4 - Todas as ruas estão sendo rebaixadas para aumentar a altura dos prédios, que assim pagarão mais impostos.
5 - Está bem, está bem, mas e o problema dos negros nos Estados Unidos?
6 - Estão procurando restos de uma antiga civilização que viveu aqui, os Cariocas, gente de ótima disposição que desapareceu certo dia durante um engarrafamento de trânsito. Até agora só recuperaram uma camisa listrada, um reco-reco e um leque com a inscrição "Baile dos Batutas, 19 e ilegível". Pouco se sabe dos Cariocas (nome indígena que significa "não deixe para amanhã o que um paulista pode fazer por você hoje"). Foram descobertos por marinheiros holandeses que procuravam um caminho mais curto para o Bolero. Viviam das formas mais rudimentares de agricultura, plantando bananeira na avenida e atirando verde para colher maduro. Não deixaram descendentes. Outro dia correu o boato de que tinha aparecido um Carioca no Degrau, mas foram investigar e era só um gaúcho de brim desbotado, chiando muito. Mas as escavações continuam.
7 - Como vamos todos entrar pelo cano, estão instalando um bem grande.
8 - Você quer brigar?
9 - São as obras do novo aeroporto, e não faça mais perguntas.
10 - É para o metrô que só ficará pronto quando o... eu sabia que você não ia acreditar. 

Aceito novas sugestões.

Sem comentários: