Semana Musical

Quinta-feira passada completaram-se 32 anos do acidente de carro que matou a cantora e compositora Maysa. Muita gente lembrou disso por causa da série que fez grande sucesso na Globo. Mas não páram por aí as datas marcantes e com proximidade para a música brasileira. Na segunda-feira anterior foi aniversário de Xangô da Mangueira (1923) - partideiro de primeira e diretor de harmonia da verde-e-rosa que faleceu no último dia 7. 

Quarta-feira (21) foi aniversário do compositor Ronaldo Bastos (1948), que integrou o Clube da Esquina em parceria com Milton Nascimento, Beto GuedesWagner TisoLô Borges e Márcio Borges. Foi parceiro, entre outros, de Edu Lobo e Tom Jobim. Tom Jobim (1927) que, por sinal, faria aniversário domingo passado (25). Mesmo dia do aniversário de Leny Andrade (1943). E mesmo dia também em que faleceu (2009) uma das mais tradicionais figuras do samba carioca, a Tia Doca, da Portela. Pastora que organizava rodas de samba e feijoadas maravilhosas pela cidade.

No dia seguinte (26) foi aniversário de Chico César (1954), também conhecido como "Mama Africa". Na terça-feira (27) seria aniversário do maravilhoso maestro Radamés Gnatalli (1906), que faleceu em 1988 (A MTV e sua gravadora espalharam que o DVD Paulinho da Viola Acústico era o primeiro DVD da carreira do músico, mas se você quiser te faço uma cópia do DVD dele na década de 70 que conta, entre outros, com a participação do maestro Radamés Gnatalli), e da lenda do jornalismo, o pesquisador de MPB Jota Efegê (1902), que faleceu em 1987. O dia seguinte (quarta-feira, 28) a este aniversário de falecimento foi o aniversário de Sandy (1983), mas prefiro lembrar de uma voz mais marcante que é a de Lúcio Alves (1925), que faleceu em 1993.

Hoje (29) seria aniversário centenário de Roberto Martins (1909), compositor que fez parcerias, entre outros grandes nomes da MPB, com Mário Lago. Entre seus maiores sucessos estão Favela (parceria com Waldemar Silva - que não tem nada de relevante pela internet), que até hoje é cantada nas melhores rodas de samba que se tem conhecimento, e Beija-me (parceria com Mário Rossi), recentemente regravada por Zeca Pagodinho para o DVD Acústico MTV Gafieira (se alguém quiser uma cópia é só falar comigo). Por sinal, Zeca Pagodinho (1959) está internado há 2 dias com pneumonia. Vamos torcer para ele estar em casa e bem no dia do aniversário dele, que é quarta-feira (04). Hoje não é aniversário dele, mas é aniversário de Jerry Adriani (1947).

Amanhã (sexta-feira, 30) é aniversário da cantora Clara Becker (1964), gaúcha, filha do ator Walmor Chagas e da atriz Cacilda Becker, é uma boa voz pouco valorizada ainda da MPB. Seria aniversário de Herivelto Martins (1912), que formou o Trio de Ouro na década de 30 com Dalva de Oliveira e Nilo Chagas. Herivelto casou-se com Dalva e eles foram pais de Pery Ribeiro. Herivelto foi autor, entre outros sucessos, de Ave Maria no Morro. Amanhã é ainda a data que marca o início das gravações do disco Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim em Nova Iorque (1967).

Sábado é aniversário do cantor Miltinho (1928), da cantora e compositora Joyce (1948) e do cantor e compositor Ernesto Pires (1957). Terça-feira (03) é aniversário de falecimento (1998) do cantor Sílivio Caldas, o "Caboclinho Querido", autor (em parceria com o jornalista e poeta Orestes Barbosa) entre outros sucessos do clássico Chão de Estrelas.

Segunda-feira (02) é um dia triste para a nossa cultura pelo falecimento de Chico Science, que criou um estilo e difundiu a cultura do interior de Pernambuco, especialmente o Maracatu, para o mundo. Colocou muitos artistas em evidência e criou a banda Nação Zumbi. Ele morreu dia 2 de fevereiro de 1997. Mas no mesmo dia, no mesmo Recife, 38 anos antes, vinha ao mundo o cantor e compositor Lenine (1959) trazer alegria e reflexão para nós, que curtimos sua música.

O dia da cultura brasileira é dia 5 de novembro e o dia do samba é dia 2 de dezembro, mas por que não comemorar o ano inteiro com boa música?

4 comentários:

Pedro Ivo Rogedo disse...

Caramba...levantamento de dados impecável...estava ouvindo essa semana o especial do Radamés Gnatalli na MEC, muito bom (como sempre)...

Pachá disse...

Radamés Gnatalli é incrível. E a Rádio MEC é excelente também. Infelizmente na minha casa pega maaal...

Pedro Ivo Rogedo disse...

tem que ter alguma vantagem morar embaixo das antenas do sumaré...rs
por falar nisso, to com um blog também, depois passa lá e dá alguma opinião (de preferência positiva...) hehehe
Abs!

Pachá disse...

Comentado e adicionado!